Redes Socias

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Você sabia que existe um laser capaz de resfriar líquidos?

É isso mesmo que você leu. Um grupo de cientistas da Universidade de Washington descobriu algo que muitos estudiosos e pesquisadores pensavam ser impossível: resfriar líquidos usando um laser infravermelho.

Como assim?

Para atingir este feito, o grupo utilizou um laser infravermelho junto a um nanocristal, esse cristal absorveu partes dos fótons de luz e gerou um brilho com um pouco mais de energia que o próprio calor que a pedra absorveu. Esse feito só é possível, pois a fonte de luz retira o calor dos objetos.
Um dos teste realizados, foi quando o grupo usou todo esse conjunto de infravermelho e nanocristal para gerar uma fonte de luz capaz de resfriar um líquido como a água em 20ºC.

É importante lembrar que eles não são os primeiros a conseguirem o feito de um laser resfriar um objeto: em 1995, uma demonstração feita no Laboratório Nacional Los Alamos indicou algo semelhante, porém a operação da técnica deles era limitada para ambientes à vácuo - um ambiente simplesmente impraticável e com muito menos eficiência que o método criado na Universidade de Washington, que consegue fazer isso no ambiente do dia a dia.


Como essa tecnologia é bastante precisa, ela permitiria desde um resfriamento de pontos específicos de processadores de computador até a desaceleração de processos biológicos microscópicos, de maneira a oferecer um melhor estudo de células sem o risco de matá-las com o frio excessivo.

O laser criado pelo grupo ainda tem muitos problemas, porém a equipe está lentamente resolvendo os obstáculos para tal. Vamos torcer para que consigam sanar todos os problemas rapidamente.

Fonte: www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário